Quedas: show do Juca Bala marca o aniversário de 30 Anos do Sismuq

Nestas três décadas de fundação, o sindicato esteve à frente de inúmeras mobilizações, greves e relevantes conquistas em prol da classe de servidores

Na noite, de ontem (9) o sindicato dos Servidores e Funcionários Municipais de Quedas do Iguaçu (Sismuq), ofereceu aos associados uma noite especial, com show e jantar no Clube dos Poloneses em Quedas do Iguaçu.

“Tenho a honra de fechar o ano de 2021 onde completamos 30 anos de entidade. Me orgulho de estar aqui desde o começo, e a categoria me dar esta honra que é ficar a frente do Sindicato. Lutamos muito para chegar até aqui,”, comentou a presidente Joceli Carpes
Ele disse ainda que esta é a hora de olhar para frente. “Somos gratos pelo passado de lutas e, claro, conquistas”.

A presidente agradeceu aos dirigentes e disse que eles estão nesta árdua luta e jamais deixam a peteca cair. “Muitas vezes fomos vítimas de calúnias e difamação. E sabe qual nossa resposta? Trabalho. Ainda mais trabalho! Não estamos de brincadeira! Assumo aqui a reafirmação de compromisso com o funcionalismo. Farei sempre o meu melhor!

Fundação

Em 11 de outubro de 1991 um grupo de servidores municipais de Quedas do Iguaçu, liderados pela professora, Adylles Maria Patense se reunia para formação e fundação do Sindicato dos Servidores e Funcionários Municipais de Quedas do Iguaçu (Sismuq), que anos depois era estendido para Espigão Alto do Iguaçu e Três Barras do Paraná.

O Sismuq despontou como um instrumento de organização, superação e avanço da classe trabalhadora, cujo propósito imediato era corrigir as injustiças acumuladas, planos de carreira, pisos salariais para as categorias, melhores condições nos ambientes de trabalhos e qualidade de vida aos seus associados.

“Com esse objetivo em perspectiva, há três décadas o Sismuq tem atuado na defesa dos servidores públicos municipais. Neste período o trabalho está sendo desenvolvido em prol da categoria que representa, que se soma aos primórdios da entidade, às lutas sociais, aos movimentos por melhores salários, garantias aos direitos adquiridos, igualdade de direitos entre homens e mulheres e contra todas as formas de discriminação”, destaca Joceli Carpes.

Lutas e conquistas

Nestas três décadas de fundação o sindicato esteve à frente de inúmeras mobilizações, greves e relevantes conquistas em prol da classe de servidores.  Entre outras mobilizações, como a Greve Geral contra as reformas trabalhistas e previdenciárias.

“Os servidores municipais precisam entender que os direitos adquiridos até os dias atuais não são benefícios concedidos pelas prefeituras ou pelos municípios inseridos. Eles, na verdade, são conquistas de décadas, através da união da categoria e das mobilizações de diversas gerações de servidores e das lutas sindicais”, afirma Joceli.

Sindicato
 
Nos 30 anos, a entidade foi presidida por oito presidentes, cada um a seu tempo deixou um legado de conquistas. Atualmente o Sismuq atua no modelo intermunicipal, com cerca de 1,1 mil associados, dos quais estão inclusos servidores municipais de Quedas do Iguaçu, Espigão Alto do Iguaçu e Três Barras do Paraná.

Comemoração
 
Para celebrar o ano do 30º aniversário, a atual diretoria preparou uma agenda festiva, show humorístico e sorteio de R$ 10 mil em prêmios aos associados. Como forma de enaltecer a vida, a luta e a história do funcionalismo público municipal.

Quer ficar por dentro das novidades? Então nos acompanhe pelo Facebook | Twitter | YouTube | Instagram. Também temos nosso grupo de notícias no Whatsapp, todo dia atualizado com novas matérias

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail