Incêndio destruiu três casas na Invernada Grande, em Laranjeiras; saiba como ajudar

Moradias que levaram anos para serem construídas, foram destruídas em poucas horas. As famílias, que agora estão abrigadas por amigos, lutam para reconstituir toda situação

Um incêndio inesperado destruiu três residências e um carro no bairro de Invernada Grande, Laranjeiras do Sul, no último dia 22 de setembro. A situação desolou os moradores, que tiveram que assistir as residências ruírem, sem ter tempo de retirar muita coisa além dos documentos, buscando preservar as próprias vidas.

“Eu acordei no meio da noite ouvindo meu sobrinho gritar por minha sogra. Foi quando Dangliel [marido] levantou-se correndo para tentar ajudar; mas no momento vimos que a velocidade em que o fogo corria já estava fora do controle. Até ligamos para os bombeiros, mas infelizmente o socorro não acompanhou a urgência do incêndio”, contou Graciele, uma das afetadas pelo incidente.

As casas, que levaram anos para serem construídas, foram destruídas em poucas horas depois do triste episódio. As famílias, que agora estão abrigadas por amigos, lutam para reconstituir toda situação. “Estamos aceitando ajuda para levantar as casas novamente. Sabemos que será aos poucos, mas cada contribuição que recebemos já vale de muito. Estamos arrasados, perder tudo de um dia para o outro, dessa forma, não é fácil”, desabafou a moradora. 

Confira o vídeo do incêndio:

Projeto solidário

A Liga do Bem, projeto que une voluntários da região Cantuquiriguaçu no engajamento em causas solidarias desde 2012, está se movimentando para auxiliar na arrecadação para reconstruir as casas destruídas. Conforme explica um dos integrantes, que prefere não se identificar, o intuito principal do grupo é fazer o bem, preservando valores humanos como a empatia, o altruísmo, a generosidade, a compaixão e a solidariedade.

“Trabalhamos para arrecadar apoio financeiro e/ou material de construção para restaurar a moradia dessas famílias. Com algumas ações, conseguimos dar andamento na construção da primeira casa, colocando pisos e blocos nas paredes, após a doação de um empresário. Mas ainda precisamos de mais apoio para continuar as obras. Por isso, toda ajuda é bem-vinda”, explicou.

As pessoas que puderem e quiserem colaborar podem procurar uma loja de construção diretamente para adquirir material, deixar o crédito em algum estabelecimento, ir até o Invernada para conversar diretamente com os moradores, ou até mesmo comprando uma rifa da Liga do Bem. Todo valor arrecado é convertido no apoio aos moradores.

O coletivo também faz parcerias com organizações sociais, igrejas, empresas, órgãos do poder público, trabalhadores autônomos e todos os demais interessados em fazer o bem. Nesses nove anos de existência, já arrecadaram mais de R$ 25 mil, valor totalmente convertido em doações.

Contatos

Como se trata de um projeto sem apoio financeiro e movido por voluntários, a única possibilidade da Liga ajudar é pela mobilização dos seus membros. Por isso, para contribuir com a causa, entre em contato com um membro do grupo através das redes sociais:

Facebook: https://www.facebook.com/ligadobemcantu

Instagram: @ligadobemcantu

Quer ficar por dentro das novidades? Então nos acompanhe pelo Facebook | Twitter | YouTube | Instagram. Também temos nosso grupo de notícias no Whatsapp, todo dia atualizado com novas matérias.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades

 |   |   |   | 

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail