Lutador laranjeirense é convocado para Campeonato Mundial de Muay Thai

Fabio Alves Ribeiro relata que suas principais bases de aprendizado nas artes marciais começaram quando participou de projetos sociais, no Laranjão

A próxima edição do Campeonato Mundial de Muay Thai, que ocorrerá no Rio de Janeiro entre os dias 20 e 21 de novembro, contará com um representante oficial de Laranjeiras do Sul, Fabio Alves Ribeiro. Tendo aprendido as principais bases das artes marciais através de projetos sociais, o atleta conta que é muito grato pelo impulsionamento que a cidade o proporcionou. “Eu comecei a lutar capoeira no Laranjão, com 14 anos. Depois passei a participar de projetos do governo, como o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e o Projeto Segundo Tempo (PST) – que ocorria no ginásio”, relembra Fabio.

Depois disso, a família mudou-se para Santa Catarina em busca de emprego, onde o jovem continuou treinando capoeira. “Treinei até os 17 anos. Aos 20, me tornei professor e depois disso tive a oportunidade de conhecer muitos lugares do Brasil e do mundo. Passei um tempo ministrando aulas na Colômbia e no Chile, experiências muito boas”, explica.

O contato com o Muay Thai

Em 2012 Fabio ingressou também no e MMA, Jiu Jitsu e no Muai Thai, onde participou de muitas competições, obtendo ótimos resultados. “Ganhei destaque em muitos desses esportes, mas a que segui firme foi Muay Thai, que participei de dezenove lutas – das quais venci dezessete, com cinco nocautes”. 

Ele diz que carrega com  orgulho o nome de Laranjeiras nessas lutas. “Lugar que nasci e aprendi a maior parte do caminho que me fez chegar aonde estou, trilhando minha carreira profissional”, declara. “O caminho pode ser árduo, mas as dificuldades sempre existirão. Por isso é importante valorizar os projetos sociais e, acima de tudo, o foco e a persistência em seguir o sonho”.

Convocação

O lutador foi surpreendido no mês passado com uma convocação direta da entidade oficial de Muay Thai no Brasil, o ADECAM. “Fiquei muito feliz! É muito importante ver que meu trabalho está sendo reconhecido, ainda mais para um campeonato de suma importância, de abrangência internacional”.

A ADECAM é reconhecida por contar em seu registro com diversas academias, entidades e atletas filiados, principalmente na região Sul. Ela é responsável pelo maior circuito de lutas desportivas das artes marciais.

Fabio relata que é muito grato pelo convite e deixa uma mensagem aos jovens que também querem seguir esse caminho. “Valorizar os projetos sociais é muito necessário, mas também é preciso pensar que a única pessoa que pode dizer que você não vai conseguir, é você mesmo.  Não se desvincular da recompensa final é o que mantém o sonho”.

Quer ficar por dentro das novidades? Então nos acompanhe pelo Facebook | Twitter | YouTube | Instagram. Também temos nosso grupo de notícias no Whatsapp, todo dia atualizado com novas matérias

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail