Confira quem são os candidatos confirmados na disputa ao governo do Estado e Senado no Paraná

Nas últimas semanas partidos reuniram afiliados em eventos na Capital para anunciar as decisões

Encerra nesta sexta-feira (5) o prazo legal para que partidos eleitorais definam seus candidatos e coligações que irão disputar as eleições de outubro. No Paraná, pelo menos duas legendas deixaram para os últimos dias do prazo a decisão sobre quem vão lançar para a disputa no Estado.

A convenção do PL ocorrerá nesta quarta-feira (03) em Curitiba, onde deve-se confirmar o apoio à reeleição do governador Ratinho Júnior (PSD). O partido de Ratinho não lançou candidato próprio à presidência, e nem apoiou formalmente nenhum dos nomes colocados, o que facilitou o acordo entre o presidente e o governador paranaense. PL também deve confirmar a candidatura do deputado federal Paulo Eduardo Martins para o Senado, nome preferido de Bolsonaro, Martins dividirá o palco de Ratinho Jr com outros três candidatos ao cargo: o deputado estadual Guto Silva (PP), o ex-governador Orlando Pessuti (MDB) e o ex-juiz Sergio Moro (União Brasil).

Na sexta-feira (05), no último dia do prazo, ocorrerá a convenção do Podemos, em Curitiba, partido do senador e pré-candidato à reeleição, Alvaro Dias. A convenção havia sido adiada justamente para tentar buscar alianças. Alvaro queria concorrer como candidato governista na chapa de Ratinho Jr, mas acabou ficando isolado após veto de Bolsonaro na sua participação na coligação liderada pelo governador. Ontem, a direção nacional do Podemos convidou Alvaro para ser candidato a presidente pela legenda. Dias disse que decide até sexta-feira.

Confira como ficaram as candidaturas oficializadas até o momento:

MDB

Durante a convenção do partido Movimento Democrático Brasileiro, realizado na semana passada, foi oficializado a candidatura de Orlando Pessuti ao Senado. Partido também não terá candidatura própria ao governo do estado.

PCB

O Partido Comunista Brasileiro, em convenção que ocorreu na última sexta-feira (29), confirmou a candidatura de Viviane Motta ao governo do Estado. Partido não terá candidatura própria ao Senado.

PDT

Ricardo Gomyde foi confirmado para concorrer ao governo do Estado pelo Partido Democrático Trabalhista em convenção realizada neste sábado (30). Como vice o PDT lançou o nome da advogada Eliza Ferreira, atual secretária estadual do Movimento Negro do partido.

PP

O Partido Progressista realizou sua convenção no sábado da semana passada, no Parque de Exposições Ney Braga onde, sem nome par a disputa do governo do Estado, apoiaram a reeleição de Ratinho Junior e lançaram o nome de Guto Silva como candidato ao Senado Federal.

PT

O ex-governador Roberto Requião foi confirmado na última semana como candidato ao governo do Estado pelo Partido dos Trabalhadores. Ao seu lado como vice será Jorge Samer, ex-presidente da Itaipu.

PSDB

Em convenção realizada na última quarta-feira (20) o partido da Social Democracia Brasileira oficializou a escolha do ex-prefeito de Guarapuava Cesar Silvestri Filho, como candidato ao Senado. Anteriormente Silvestri era apontado como pré-candidato ao governo estadual, mas durante a convenção as articulações culminaram na sua entrada na disputa pela vaga no Senado.

PSTU

Concorrendo pelo Partido Socialista dos Trabalhadores Unificados, o professor Ivan foi confirmado ao governo do Paraná. Ao seu lado Phill Natal será o candidato a vice-governador.

PSD

O Partido Social Democrático realizou na manhã de sábado sua convenção partidária, onde oficializaram a candidatura de Ratinho Jr ao governo do Estado. Seu vice-governador será Darci Piana que já acompanha o governador na atual gestão.

PMN

A candidata oficializada pelo Partido da Mobilização Nacional ao governo do Paraná é Solange Ferreira Bueno. Convenção ocorreu em Curitiba. Candidato a vice-governador depende da coligação com o Partido Republicano da Ordem Social (PROS) que tem previsão para definição neste dia 4.

DC

Joni Correia é o candidato confirmado para o governo do Estado pelo partido Democracia Cristã. A sigla não definiu coligações no Paraná e nem escolheu quem será o vice-candidato na disputa pelo governo.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades

 |   |   |   | 

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail