Conheça os benefícios da gratidão para a saúde que vão além do que você imagina

A importância de ser grato, está ligado aos hormônios da felicidade, como provam estudos acerca dos estímulos cerebrais e do organismo

Diversos especialistas batem na tecla de que todos nós deveríamos permanecer em um estado total de gratidão. E com razão, pois o simples fato de ser grato por alguma coisa, beneficia o cérebro.

São tantos os pensamentos que se encontram e se confundem na mente humana. Eles são bons? Será que estão nos fazendo bem? O que toma conta do nosso cérebro: família, amigos, saúde, esperança, amor? Ou guerra, desastres naturais? Recordações, imaginação, uma melhor condição de vida? Nos preocupa o agora, o passado ou o futuro?

Não tem como parar o fluxo da mente. E não podemos ter tudo que desejamos, ainda que as vezes seja necessário. Mesmo assim, em meio a tudo isso, deve haver alguma coisa pela qual ser grato.

Sabemos que as coisas podem ser boas e também ruins. Varia muito da forma como encaramos a vida e o que nos acontece no cotidiano.

Colocando a mente nos eixos

Se o que você deseja mesmo, é colocar a mente nos eixos, para se dedicar as coisas da vida com mais interesse e atenção, melhorando assim sua saúde e condição psicológica, fique atento ao que de bom acontece em sua vida. Conte mais os acertos do que os erros, as conquistas do que as derrotas, as coisas boas que fez do que as ruins, o que você faz hoje, ou pretende fazer amanhã, sem se importar com os vacilos do passado.

Tudo é um aprendizado nessa vida. Não dá para deixar que as situações ruins do passado corroam a pessoa que somos hoje, ou que lutamos para ser. Se quer apreciar a vida com mais afinco, olhe mais para o que de bom existe em você. Encare os erros e derrotas como provas de um aprendizado, que você está disposto a desenvolver e superar, a fim de chegar a um ponto mais propicio de realização pessoal.

Sabe aquelas pequenas coisa boas da vida, que muita gente diz que é preciso ser grato? Foque nisso, nem que seja por breves momentos. Você vai sentir uma centelha, um leve reflexo de uma alegria que está aí, dentro de você, sufocada em pessimismo, acumulado cotidianamente.

Diriga seus pensamentos para outra coisa, não seja masoquista. O que te motiva nesta vida? Não sabe? Trate de descobrir. E lute por isso. Reconheça suas qualidades, explore suas capacidades.

Benefícios em geral

Esse benefício não é teórico, ele se mostra na prática. A gratidão está firmemente ligada ao aumento dos sentimentos de felicidade. Essa sensação estimula os neurotransmissores da dopamina e da serotonina, diminuindo hormônios como o cortisol, associado ao estresse. O efeito é imediato no cérebro, que entende que é mais fácil se sentir bem por algo pelo que você é grato, do que se sentir mal sem um motivo concreto.

Outro benefício proporcionado pela gratidão é a capacidade de lidar melhor com traumas e estresse e também ser mais paciente e ter mais autocontrole. Ajuda nos relacionamentos, no comprometimento ao longo do tempo. E influencia também na saúde física.

Segundo Christina Costa, professora e doutoranda da Universidade de Michigan, “a gratidão fortalece seu sistema imunológico e ajuda você a sentir menos dor”.

Estas pessoas têm mais propensão a praticar atividades saudáveis e procurar ajuda para tratar problemas de saúde, porque passam a se importar consigo mesmos, quando são gratas.

Estudos apontam o quanto a gratidão também ajuda no combate a distúrbios de sono, insuficiência cardíaca, mau humor e indisposição.

Confira o vídeo de um canal alemão sobre como a gratidão pode se tornar um antídoto para a insatisfação (ativar as legendas):

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades

 |   |   |   | 

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail