Urologia e Andrologia: Dr. Tiago Mierzwa fala da dificuldade dos homens em buscar ajuda

O médico que atende em Laranjeiras, explica as especialidades e necessidade da mudança de cultura por parte dos homens

Algo que é notável, é a dificuldade que os homens têm em procurar ajuda quando o assunto é tratar da saúde, principalmente quando precisa procurar um urologista. O medo e preconceito com relação a alguns exames necessários nesta especialidade, os fazem evitar a ida aos consultórios, que muitas vezes ficam em grandes cidades. O que algumas pessoas da região não sabem, é que em Laranjeiras há atendimento desta especialidade. O médico virmondense Tiago César Mierzwa, urologista sub-especializado em Andrologia, atende uma vez por mês no hospital São Lucas.

Em entrevista ao Correio do Povo, ele falou da sua carreira e também sobre esta área tão importante que é a saúde masculina.

Dr. Tiago conta que quando terminou toda sua formação optou por atender em Laranjeiras, tanto para ficar mais perto da família, quanto para trazer a urologia para a região. Ele conta que fez sua faculdade de medicina em Cascavel, seguida de uma residência em cirurgia geral e depois foi para Curitiba fazer a residência de urologia. “Então foram seis anos de medicina, mais dois de cirurgia geral, mais três de urologia e no ano seguinte fiz uma sub-especialização em andrologia, que é uma área dentro da própria urologia. Fiquei em um tempo em São Paulo, fui para Chicago e retornei para Curitiba em 2019, onde moro e atendo, além de atender também em Laranjeiras”.

Prevenção

Dr. Tiago fala da importância de se fazer o check-up masculino, o que ainda é um tabu para muitos homens. “A população masculina ainda tem dificuldade de procurar uma medida preventiva, fazer a avaliação de rastreamento, da mesma forma que as mulheres vão no ginecologista. O homem não tem a cultura de fazer essa avaliação rotineira. Ir lá fazer os exames, fazer o exame da próstata, ver se está tudo ok”.

O médico ressalta que toda vez que se tem um diagnóstico precoce, o resultado é muito melhor no tratamento. “Sendo assim, há mais chances de cura e de resolver o problema do paciente. Por isso é tão importante sempre reforçar a necessidade em manter o check-up de rotina”.

O especialista lembra, que assim como a mulher vai no ginecologista, o homem tem que ir no urologista anualmente pra conversar, ver como que está, ver se não tem nenhuma doença.

“Um outro ponto muito importante, e que na andrologia a gente vê muito, é o quanto situações de disfunção sexual acabam afetando a qualidade de vida do paciente”.

Em sua experiência como urologista, Dr. Tiago conta que os homens têm muita vergonha muitas vezes de falar que estão com problemas, que não estão conseguindo ter uma ereção ou que está tendo uma ejaculação precoce e isso acaba fazendo com que não procurem ajuda. “Isso traz uma angustia enorme para o paciente, pois o problema vai só aumentando. A gente sempre tem também uma condição psicogênica associada a esse problema, que se o paciente não trata a doença já do começo, não vai atrás de ajuda e vai ficando cada vez pior”.

A disfunção erétil e a ejaculação precoce são muito frequentes, mais de 50% dos homens terão alguma dessas condições ao longo da vida.  “Isso é deixado de lado e o homem não vai atrás porque tem medo, preconceito, receio…  e muitas vezes é uma coisa que tem um tratamento muito simples”.

O urologista salienta que hoje em dia exite tratamento para qualquer tipo de disfunção erétil. “Não importa o tipo da doença, nós conseguimos tratar, só que lógico que sempre começaremos com o jeito mais simples possível, para que se necessário avancemos para condições mais complexas”.

Urologia

O urologista é o profissional que trata das doenças do aparelho urinário tanto masculino quanto feminino. É também este profissional que cuida da parte genital e sexual masculina. Ele é responsável pelo tratamento de aumento da próstata (HPB), doenças que afetam os rins como por exemplo: cálculos renais, tumores. Trata as doenças que afetam a bexiga como: tumor de bexiga, infecções urinárias de repetição, incontinência. Esta especialidade cuida também de alguns cânceres: de próstata, rim, bexiga e testículo, além de ser o responsável pelo check-up da parte masculina.

Andrologia

A andrologia é uma sub-especialidade dentro da urologia. Este especialista tem uma formação complementar para o tratamento de disfunções sexuais e infertilidade masculina. O andrologista é o profissional ideal para o tratamento de disfunção erétil, ejaculação precoce, tratamento de varicocele, de doenças que levam a infertilidade no homem e para investigação do casal infértil. É quem terá a maior experiência na área de tratamento de doenças penianas como fibrose peniana ou doença de peyronie.

Esta especialidade atua também no implante de prótese peniana, que é um tratamento definitivo para disfunção erétil. Este é o profissional que fará reposição hormonal e tratamento de qualidade de vida de muitos homens. É o médico responsável pela saúde masculina de uma forma geral.

Dr. Tiago presta atendimento mensal no hospital São Lucas, em Laranjeiras do Sul.

Próximo atendimento: dias 8 e 9 de abril.

Agendamento: (42) 3635 5911  / (42) 3635 1384 / (42) 9 8416 3519.

Site: Andrologia Curitiba

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades  Facebook |  Twitter |  YouTube |  Instagram. Também temos nosso grupo de notícias no  Whatsapp, todo dia atualizado com novas matérias.

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail