Novembro Azul: urologista virmondense esclarece mitos e verdades sobre o Câncer de Próstata

“Vale ressaltar que o mais importante de tudo é fazer o diagnóstico precoce através do rastreamento. As chances de cura nesses casos ultrapassam 90%”, diz Tiago Mierzwa

Desde 2008 o mês de novembro é marcado pelo maior movimento em prol da saúde do homem no país. O Novembro Azul foi criado com o objetivo de desenvolver ações que estimulem a população masculina a dedicar mais atenção à saúde e se conscientizar da importância da prevenção de doenças, com foco no câncer de próstata.

Nesse sentido, para trazer informações sobre a doença e indicar quando o tratamento é necessário, o urologista especialista em saúde do homem, Tiago Cesar Mierzwa, apresenta no quadro a seguir os mitos e verdades acerca do câncer de próstata.

1 – O câncer de próstata é uma doença de idoso.

Tiago: Mito. Embora seja comum em homens mais velhos, a doença também aflige homens mais jovens, tanto que em algumas sociedades de urologia recomendam o exame de rastreamento a partir dos 40 anos. Já a sociedade brasileira recomenda a partir dos 45, quando tem a presença de algum fator de risco, como raça negra ou histórico familiar de câncer de próstata.

2 – Todos os tipos de câncer de próstata precisam de tratamento.

Tiago: Mito. Embora a maioria dos pacientes diagnosticados atualmente são indicados a algum tratamento de forma ativa, um pequeno grupo de pacientes diagnosticados com câncer de próstata podem ser enquadrados para apenas um acompanhamento. Geralmente esses pacientes são os que tem perspectivas de vida baixa e múltiplas doenças e, devido a isso, eles não têm um benefício real em sua sobrevida se forem tratados ativamente, nesse caso apenas agregaria algum risco para esses pacientes.

Portanto, é extremamente importante o diagnostico precoce através do rastreamento. As chances de cura, com o tratamento ativo, ultrapassam 90%. Além disso, existe um outro grupo de pacientes que são enquadrados no que nós chamamos de vigilância ativa, que é um tratamento onde se realizam acompanhamentos periódicos, com alguns exames para avaliar se a doença vai progredir.

3 – O câncer de próstata apresenta sintomas.

Tiago: Verdade. A maioria dos casos são identificados nos pacientes através do rastreamento, ou seja, durante a investigação de rotina em pacientes sem nenhum sintoma associado a parte urinaria. Porém, em casos mais avançados da doença podemos observar alguns sintomas, como: dificuldade para urinar, sangramento na urina, dores ósseas e outros.

4 – Quem opera a próstata fica sexualmente impotente.

Tiago: Mito. Nem todo paciente desenvolve impotência sexual, embora a cirurgia radical de próstata (prostatectomia) possa influenciar a potência, por manipular próximo a região dos nervos. Ainda assim, na maioria dos casos, ele apresenta disfunção transitória – que melhora ao longo dos próximos meses. Geralmente em até um ano e meio.

Em alguns casos, mais graves, a resposta pode não ser completa e o paciente pode precisar de algum tipo complementar para restabelecer a parte de ereção. Assim, até em caso de impotência definitiva, também existem tratamentos que possibilitam reestabelecer uma vida sexual saudável.

5 – O exame de toque retal é realmente necessário.

Tiago: Verdade. Embora muitos acreditem que o rastreamento seja completo apenas com o exame de sangue (PSA), é importante também a realização do exame do toque de próstata. Cerca de 16% dos diagnósticos de câncer de próstata são diagnostico apenas pelo exame de toque. Ambos são essenciais e complementares.

Contato

O doutor Tiago atende no Centro Médico Hospitalar – São Lucas, em Laranjeiras do Sul.  Sua especialidade é a urologia e andrologia , que que tratam doenças urinárias de homens e mulheres, infertilidade masculina e problemas sexuais dos homens, tais como: impotência sexual, ejaculação precoce e curvaturas peniana.

Contato pelo fone: (42) 3635 – 1384 ou (42) 98416 – 3519.

Quer ficar por dentro das novidades? Então nos acompanhe pelo Facebook | Twitter | YouTube | Instagram. Também temos nosso grupo de notícias no Whatsapp, todo dia atualizado com novas matérias.

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail