Ventosaterapia, técnica pode ser utilizada para o alívio de ansiedade e depressão
Pode-se ainda usar as ventosas associadas a outras técnicas como as agulhas de acupuntura por dentro de cada ventosa e também com plantas medicinais
A ventosaterapia é um tratamento natural no qual são usadas ventosas para melhorar a circulação sanguínea em um local do corpo. Para isso, as ventosas criam um efeito de vácuo, que suga a pele, resultando em um aumento do diâmetro dos vasos sanguíneos no local exato. Como resultado, existe uma maior oxigenação destes tecidos, permitindo a liberação de toxinas do sangue e do músculo com mais facilidade. Inclusive no sistema nervoso e ajuda a aliviar sintomas de ansiedade, fadiga e até mesmo depressão.
Além disso, a ventosaterapia é também muito usada como forma natural para combater a dor muscular, já que a diferença de pressão causada pelo vácuo desloca a pele do músculo e aumenta a quantidade de sangue, tendo uma ação relaxante.
Os terapeutas mais indicados para o tratamento com ventosas são os formados em Medicina Tradicional Chinesa, o acupunturista e o fisioterapeuta especialista em acupuntura ou que tenha conhecimento desse tipo de técnica.
Principais Benefícios
•Aumento da circulação sanguínea local;
•Eliminação de contraturas musculares e pontos gatilho;
•Fortalece os vasos sanguíneos;
•Aumentar a produção de líquido sinovial dentro das articulações;
•Relaxar e acalmar o corpo e a mente.
Como são aplicadas
Para o tratamento com ventosas é aplicado um óleo ou creme hidratante, para permitir que as ventosas deslizem pela pele.
Em seguida, as ventosas são colocadas na área de tratamento. As três formas mais comuns de aplicar as ventosas no corpo são com:
•Copo de silicone: é pressionado o copo de silicone com os dedos colocando sob a pele, devido ao vácuo que se forma em seu interior a pele é sugada e a ventosa fica presa;
•Copo de vidro: acende-se uma vela e coloca a chama no interior do copo, em seguida coloca-se o copo na pele. O vácuo se forma quando o oxigênio de dentro do copo é consumido pela vela e, por isso, se aplicado rapidamente sobre a pele, suga-a;
•Ventosa eletrônica: as ventosas são posicionadas no local que deseja tratar e depois liga-se o aparelho na força do vácuo que se deseja usar. Aos poucos a pele vai sendo sugada e a ventosa fica presa na pele.
Pode-se ainda usar as ventosas associadas a outras técnicas como as agulhas de acupuntura por dentro de cada ventosa e também com plantas medicinais.