Conheça os benefícios da massagem ayurvédica

Um sistema milenar que alinha os chakras e se pauta nos elementos da natureza

Ayurveda é um sistema de saúde milenar, proveniente da Índia e reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Nessa prática, cinco elementos são exaltados, entre eles, espaço, ar, fogo, água e terra, e são considerados blocos de construção da vida.  

Eles se combinam para criar, no corpo, três constituições principais, conhecidas como doshas: Vata (ar e espaço), Pitta (fogo e água) e Kapha (água e terra). Todos herdam uma combinação única dos três doshas, ​​embora um seja geralmente mais dominante. As práticas ayurvédicas equilibram os doshas para melhorar a saúde física e emocional de uma pessoa. 

Massagem ayurvédica  

A massagem ayurvédica é uma das práticas mais comuns deste sistema milenar, geralmente os óleos orgânicos são infundidos com ervas ayurvédicas e aquecidas para promover relaxamento e desintoxicação. Os óleos são escolhidos para equilibrar o dosha dominante de uma pessoa. Na temperatura certa, esses óleos entram no corpo através da pele e dos poros, ligam-se ao ama (toxinas) e são liberados para desintoxicar o corpo. 

A massagem ayurvédica é uma prática poderosa para a saúde do corpo e da mente, trazendo inúmeros benefícios.  

Quais os benefícios da massagem ayurvédica? 

•Aumentar a consciência corporal 

•Desobstruir vias fisiológicas e energéticas  

•Desintoxicar e limpar 

•Melhorar o sistema imunológico 

•Melhorar a circulação 

•Aumentar a vitalidade, rejuvenescendo e reparando 

•Equilibrar os doshas –  Vata, Pitta e Kapha 

•Promover uma pele saudável 

•Reduzir o estresse, promovendo um relaxamento profundo 

Diferentes tipos de massagem ayurvédica  

Abhyanga 

O termo sânscrito, abhyanga significa “massageando os membros do corpo” ou “corpo brilhante”. É derivado de abhi, que significa “brilho”, e anga significa “membro”.   

Pode ser feito como uma automassagem ou também recebido, ele limpa os canais de energia do corpo, movendo e removendo toxinas e equilibrando os chakras (centros de energia). 

Os benefícios da abhyanga 

A massoterapia abhyanga é conhecida por restaurar o equilíbrio dos doshas, ​​estimular o sistema imunológico, auxiliar a qualidade do sono e aumentar o bem-estar geral e a longevidade. 

Como fazer 

Aqueça aproximadamente ¼ xícara de óleo. Teste a temperatura colocando uma gota na parte interna do pulso, o óleo deve estar confortavelmente morno e não quente. 

Sente-se ou fique de pé confortavelmente em um ambiente quente. 

Aplique o óleo primeiro no topo da cabeça e trabalhe lentamente a partir daí em movimentos circulares – passe alguns minutos massageando todo o couro cabeludo, onde estão localizados muitos pontos de concentração de energia vital. 

Massageie em movimentos circulares na testa, têmporas, bochechas e mandíbulas (sempre movendo-se para cima). Certifique-se de massagear seus ouvidos, especialmente os lóbulos. 

Use movimentos longos nos membros (braços e pernas) e movimentos circulares nas articulações (cotovelos e joelhos). Sempre massageie na direção de seu coração 

Massageie o abdômen e o tórax em movimentos circulares amplos, no sentido horário. No abdômen, siga o trajeto do intestino grosso; movendo-se para cima no lado direito do abdômen, depois para o outro lado e depois para baixo no lado esquerdo. 

Termine a massagem gastando pelo menos alguns minutos massageando seus pés. Os pés são uma parte muito importante do corpo com as terminações nervosas de órgãos essenciais. 

Fique com o óleo por pelo menos 5 minutos e até 30 minutos, se possível, para que o óleo possa absorver e penetrar nas camadas mais profundas do corpo.  Esse momento também pode ser bom para exercitar e aquecer o corpo. 

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades  Facebook |  Twitter |  YouTube |  Instagram. Também temos nosso grupo de notícias no  Whatsapp, todo dia atualizado com novas matérias.

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail