Dicas e estratégias simples para fazer um detox e diminuir sua ansiedade

Às vezes, o corpo fica sem matéria-prima e muito cansado para fazer a “faxina” no metabolismo

O processo “detox” é natural do corpo. O que acontece é que, às vezes, ele fica sem matéria-prima e muito cansado para fazer essa “faxina” no metabolismo.
Toxinas geradas pela poluição, má alimentação e medicamentos desnecessários em excesso, tudo isso acaba diminuindo a qualidade de vida, gerando dores de cabeça, dores musculares, alergias alimentares, problemas intestinais, baixando a imunidade, desenvolvendo doenças autoimunes, desequilibrando os hormônios, interferindo, assim, no sono, TPM e emagrecimento, além de aumentar a ansiedade.
Tem como melhorar tudo isso através da alimentação terapêutica e algumas estratégias complementares:
 
Suco de acerola e chás
A acerola é uma fruta das mais anti-inflamatórias e revigorantes, ela vai ajudar seu organismo a trabalhar melhor e diminuir a inflamação causada pelo estresse e ansiedade.
Beba chás relaxantes (melissa, passiflora, camomila e calêndula). Nada como um chazinho antes de dormir, né? Ele relaxa, acalma e ainda te ajuda a dormir melhor, fazendo com que seu corpo melhore também a detox que é feita durante a noite.
 
Deixe seu prato mais colorido.
Aliás, quanto mais colorido, melhor! Assim, você vai ter mais nutrientes ajudando o seu corpo a trabalhar. Para ajudar nos sintomas da ansiedade, aposte em alimentos roxos, laranjas e verdes.

Emoções

Cuide das suas emoções! Essa não é uma dica nutricional, mas é superimportante para o seu corpo. Terapia, ioga, meditação, atividade física, tudo isso vai complementar o cuidado que você está tendo com a sua alimentação.
 
Cuide do seu intestino

Você já deve ter ouvido que “o intestino é o nosso segundo cérebro”. E é mesmo. Quando ele não funciona, nada funciona direito. Evite industrializados, corantes, conservantes e aumente o consumo de fibras.

Cuide do seu sono
Ele é fundamental nessa tarefa. Além dos chás relaxantes, crie o seu ritual antes de dormir: use olhos essenciais, desligue os aparelhos eletrônicos pelo menos 30 minutos antes de dormir, e se puder, faça um lanchinho da noite (Uma xícara de chá de melissa, com uma banana e duas castanhas do Pará). Essa combinação além de diminuir a ansiedade, ainda auxilia na produção da melatonina, hormônio do sono
 
Movimente-se!
Sim, você já deve estar cansando de ouvir, mas atividade física é muito importante para o controle da nossa ansiedade e seus sintomas no nosso corpo. A recomendação é de pelo menos 40 minutos por dia de caminhada moderada. Não gosta de caminhar? Nade, jogue bola, faça alguma luta, o que você quiser, o importante é se mexer. Aline lembra, ainda, que essas são apenas algumas estratégias para ajudar no controle da ansiedade, mas cada caso é um caso e precisa ser analisado por um médico.

Ansiedade

A ansiedade faz parte do ser humano. O problema é quando ela começa a afetar a nossa saúde como um todo e, por consequência, a nossa qualidade de vida. Essas são apenas algumas dicas, que não substituem a avaliação médica pois cada caso é um caso e deve ser tratado de forma individual.

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