Em Pinhão, Escola Municipal de Pocinhos ganha instalação de internet

Segundo o secretário de Educação, João Maria de Camargo, a internet promove mais opções para o ensino e uma maior conexão da escola com a sociedade

Na sexta (27) foi feita a instalação de internet nas dependências da Escola Municipal de Pocinhos. Estiveram presentes o secretário de Educação, João Maria de Camargo. Segundo ele a internet é essencial para o trabalho desenvolvido na escola, tanto para professores, quanto para alunos.

João relata que a internet garante muitos benefícios. Para além da educação formal, desenvolvida na instituição, a internet viabiliza o acesso a uma maior variedade de conhecimentos, com jogos e conteúdos educativos, que possam complementar o ensino normal.

Com a internet é possível explorar muito mais por meio da rede de pesquisa, que fornece conhecimento e ferramentas para acrescentar as outras atividades da escola.

João afirma que com a internet é também possível estabelecer uma conexão maior entre a escola e a sociedade. Utilizando os recursos ilimitados da internet é possível estabelecer a integração de alunos com professores e demais profissionais da educação e também incluindo a comunidade em uma vasta gama de interação.

Ele destaca que o objetivo ainda não está se realizando de forma adequada, mas que a oportunidade representa uma chance de melhoria.

De acordo com o secretário, a escola é uma rede social, onde as pessoas se interessam muito mais pelos relacionamentos. Isso é compreensível com relação a internet e a forma como possibilita que as redes sociais façam parte da vida das pessoas. Nesse sentido, João afirma que seria o momento de fazer da escola uma rede social de conhecimento. “A importância da internet na escola pode ser mais proveitosa se professores e educadores de uma forma geral estimulem seus alunos à pesquisa. A promoção da pesquisa é muito comum nas universidades, mas deveria ser padrão desde a infância. A internet ajuda nisso, pois cria ferramentas e conteúdo para tal”, afirmou João.

Escola e internet são interdisciplinares. É importante que os alunos percebam e usem os recursos interdisciplinares da internet para desenvolver o conhecimento, que tanto na escola, como na sociedade, é cada vez mais interdisciplinar, como destaca o secretário.

“Para os adeptos do construtivismo, creio que a internet é uma das principais ferramentas para auxiliar no processo de construção do conhecimento. Para os tradicionalistas, também creio que possa contribuir, resguardando os excessos, é claro”.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades

 |   |   |   | 

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail