Ensino da música foi alternativa durante a pandemia na Cantu

De acordo com o maestro Edilson Luís Santos, cantar ou tocar um instrumental pode aliviar a ansiedade e o estresse

Aprender a cantar ou tocar um instrumento musical foi a opção utilizada por muitas pessoas para vencer os desafios da Covid-19. É o que demonstram os dados do aplicativo de contratação de serviços GetNinjas, que revelam que a procura por aulas de música no país registrou um aumento de 31% durante a crise sanitária.

Música como hobby

Na Cantu, segundo o maestro Edilson Luís Santos, da Banda Municipal Segredo de Foz do Jordão, não foi diferente. Devido à rotina e o estresse de ficar em casa, muitos jovens buscaram a música como hobby e alívio da ansiedade.

Ele destaca que muitos buscaram na música uma saída para preencher aquele vazio que a pandemia trouxe. “Cada um em sua casa, através de programas específicos, conseguiu interagir com os outros”.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que a ansiedade afeta cerca de 18,6 milhões de brasileiros. Paralelamente, foram 53 milhões de novos casos de depressão e 76 milhões de ansiedade em todo o mundo em 2020, segundo pesquisa publicada no periódico científico The Lancet, em outubro.

Novas turmas

A demanda por aulas se deu pelo fato de que a música pode nos transportar, e aliviar a mente. Edilson afirma ainda que a procura foi variada entre jovens e adultos. “O que mais surpreendeu foi a grande procura de mães para matricular suas crianças, inclusive tivemos que abrir uma turma específica para crianças entre 5 a 7 anos”.

Os instrumentos mais procurados foram sopro, percussão, cordas e teclados em geral, além de pessoas que pediram para trabalhar o canto, disse o maestro.

Tendência do ensino pós-pandemia

Para a carreira de professor, o ensino à distância se tornou uma tendência pós-pandemia. E o ensino online tem ganhado cada vez mais adeptos por se configurar em uma forma barata e segura para experimentar um novo aprendizado.

Por fim o maestro diz que a música é sua minha vida. “A música me ensinou tudo que sei hoje, tive professores de excelente qualidade que me ensinaram não apenas música, mas sim ser uma pessoa humana com responsabilidades e de caráter”.

Quer ficar por dentro das novidades? Então nos acompanhe pelo Facebook | Twitter | YouTube | Instagram. Também temos nosso grupo de notícias no Whatsapp, todo dia atualizado com novas matérias.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades

 |   |   |   | 

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail