Guaraniaçu: Programa “Se ligue nessa ideia, sem óleo na rede” garante lousa digital à APAE

A ação faz parte do programa de coleta e descarte adequado do óleo de cozinha, que além da melhoria ambiental também traz benefícios sociais e de inclusão digital

Na última semana, o prefeito Osmário Portela participou de uma importante cerimônia, onde a Sanepar realizou a entrega de mais uma lousa digital, adquirida com recursos da venda do óleo de cozinha usado. A entidade beneficiada com o sexto equipamento foi a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Guaraniaçu, que presta atendimento a 110 alunos.

A entrega do equipamento foi feita pela gerente geral da Sanepar, Rita Camana; gerente administrativa, Zelinda Motta; diretora da Apae, Maricléia Gemelli e a presidente da entidade, Dayana Bedin Leviski; aos professores e alunos. Também estava presente o presidente da associação comercial e membro do Rotary Clube de Guaraniaçu Sr. Laurindo Pasa.

Se ligue nessa ideia, sem óleo na rede

A ação faz parte do programa de coleta e descarte adequado do óleo de cozinha “Se ligue nessa ideia, sem óleo na rede”, que além da melhoria ambiental também traz benefícios sociais e de inclusão digital. A parceria para coleta do óleo de cozinha entre a Sanepar e as Apaes da região Oeste foi firmada em 2017. A coleta, desde então, tem se revertido em lousas digitais.

O óleo despejado na rede de esgoto prejudica o sistema de coleta e tratamento. A gerente Rita Camana explicou que, na rede, o óleo forma uma crosta que vai entupindo a tubulação, causando extravasamento de esgoto nas ruas e vias públicas e, nas estações de esgoto, interfere na eficiência do tratamento. “Para evitar esses problemas, a Sanepar e as Apaes firmaram essa parceria que beneficia o meio ambiente e contribui com o aprendizado dos alunos de Guaraniaçu.”

Segundo a diretora da Apae, Maricléia Gemeli, a lousa digital é um recurso pedagógico que reforça tecnologicamente o conteúdo disciplinar repassado em sala de aula. “Essa metodologia faz com que o aluno absorva melhor o conhecimento. É essencial e muito boa, que dá prazer aos alunos. Essa forma lúdica e divertida enriquece o processo de aprendizagem”, afirmou.

Benefícios da lousa digital

  • Torna o aprendizado mais agradável, seguro e participativo;
  • Facilita a prática pedagógica dos professores, que podem projetar e manipular os conteúdos de diversas formas;
  • É um recurso multimídia versátil que se adapta às necessidades das turmas, de acordo com o seu perfil e nível de aprendizagem;
  • Amplia a motivação e o interesse dos alunos;
  • Aumenta a familiarização dos professores com o uso de novas tecnologias;
  • Possibilita o ensino em tempo real, pois é um recurso que pode ser usado a qualquer momento;
  • Permite que o professor faça anotações escritas ou que opere softwares, apresente e edite imagens, mostre vídeos, navegue na Internet, entre outas atividades;
  • Facilita a aprendizagem colaborativa ao estimular o aprendizado e o trabalho em grupo. Isto é, aumenta o diálogo e a cooperação entre professores e alunos;
  • Possibilita a interação com diversos tipos de conteúdo e autonomia para criação de projetos;
  • Potencializa a aprendizagem, trazendo recursos diferenciados para aproximar os alunos dos conhecimentos a serem adquiridos em sala de aula.

Agradecimentos

O prefeito disse que a Sanepar tem sido parceira do município em outros projetos ambientais e de saneamento e que essa ação mostra também o trabalho social desenvolvido pela companhia. “Retirar o óleo da rede, que só traz problemas, causa mau cheiro e entupimentos, mostra que o grande foco da Sanepar é a preservação ambiental. ”

Quer ficar por dentro das novidades? Então nos acompanhe pelo Facebook | Twitter | YouTube | Instagram. Também temos nosso grupo de notícias no Whatsapp, todo dia atualizado com novas matérias.

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail