Ioga: a união do corpo e mente ao que nos rodeia

Na filosofia budista o criador da ioga foi o deus Shiva, que criou movimentos instintivos e de pura beleza

O termo yoga, ou ioga em português, está associado à união. A integração do campo físico, mental e espiritual, está no centro do entendimento dessa prática de origem milenar, e que está disponível pelo Sistema Único de Saúde (SUS), na lista das Práticas Integrativas e Complementares reconhecidas pelo ministério da Saúde.

Histórico

Estima-se que o ioga tenha sido criado há cerca de cinco mil anos, na Índia. Inicialmente era praticado apenas pelos mestres e sábios indianos.

Hoje sendo mais conhecida, essa prática tem alcançado diversos públicos e vem crescendo enquanto alternativa para a busca de relaxamento, alívio de estresse e melhora das condições físicas.

Professor de ioga no Amazon Yoga School, Radha Mohan Das explica que, apesar de ser utilizada em muitas vertentes religiosas como um método de autoconhecimento, a prática em si não possui relação com dogmas religiosos e pode ser adotada por qualquer pessoa. “As lendas orientais contam que o ioga foi deixado na terra pelos semideuses com o propósito de auxiliar na evolução interna do ser humano, pois tais técnicas possuem a capacidade de aflorar os diversos níveis energéticos sutis do indivíduo, e, consequentemente, ajudam a manter a harmonia entre o corpo, a mente e o cosmo”, explica o professor.

Benefícios físicos e psicológicos

A ioga pode proporcionar benefícios que vão muito além da flexibilidade do corpo. Para que se alcance o bem-estar, ele traz um conjunto de técnicas que combina diferentes posições, permanências em determinadas posturas, respiração e meditação.

“Os mestres ensinam que você deve praticar ioga antes que precise. Ele é indicado para quem busca autoconhecimento. Qualquer pessoa pode e deveria praticar ioga”, aponta o professor Radha.

Práticas

Existem diferentes tipos de prática, sendo o Hatha Yoga uma das mais praticadas no ocidente. Com movimentos mais lentos, a prática é projetada para acalmar a mente e ajudar a refletir, e combina postura com técnicas de respiração.

As principais linhas clássicas são a Bhakti Yoga, Raja Yoga, Jnana Yoga, Hatha Yoga, Karma Yoga, Mantra Yoga e Tantra Yoga. A principal é Bhakti Yoga, amor puro do deus Shiva.

“Praticar ioga com a intenção de melhorar condições físicas e psicológicas é muito recomendável. Os sinais de decadência física, própria da idade avançada, são retardados ou substituídos pelos aspectos juvenis que dão encanto às pessoas. Às adiposidades desaparecem, as linhas elegantes, o tórax desenvolvido, a harmonia dos gestos, o porte ereto, tudo o que embeleza a figura humana, se encontra ao seu dispor. No plano psicológico, muitas outras vantagens podem ser alcançadas. Melhora a autoestima, afasta a depressão, alivia o estresse, e controla a ansiedade”, finaliza Radha.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades

 |   |   |   | 

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail