Já ouviu falar em higiene do sono? Conheça seus benefícios

Nos preocupamos com a higiene do corpo, mas e a higiene do sono? Não conhece esse termo? Pois bem, ela é responsável por um sono saudável e reparador.

A insônia afeta de quatro a cada dez brasileiros, ou seja, cerca de 40% da população brasileira tem um sono ruim, é a realidade de um terço da população mundial.

Nos preocupamos com a higiene do corpo, mas e a higiene do sono? Não conhece esse termo? Pois bem, ela é responsável por um sono saudável e reparador.

A função dessa técnica é ensinar os pacientes a evitar que fatores externos ou ambientais influenciem no sono.

Saúde física e mental

A higiene do sono é a mudança ou organização de hábitos e atividades que melhoram a indução e qualidade do sono.

Isso pode ser feito evitando alimentos pesados, ingestão de bebidas com cafeína ou alcoólicas e o uso do celular antes do horário de dormir.

O sono está ligado a saúde mental e física, por isso, a falta dele pode provocar complicações como obesidade, pressão alta, diabetes, depressão e ansiedade.

Hábitos saudáveis como uma boa alimentação, atividade física e até meditação, podem ajudar a tornar o sono mais saudável.

Mas atenção, não use medicamentos sem indicação médica. Se necessário procure um profissional para indicar a melhor solução. Se não, siga as dicas ao lado com regularidade para ter uma boa noite de sono.

Como ter um sono melhor

Se expor a luz solar pela manhã;

Praticar exercícios de corpo e mente;

Evitar barulho, luz em excesso e ambientes com temperaturas elevadas;

Não comer em excesso antes de se deitar;

Estabelecer um horário para dormir e acordar;

Evitar a opção ‘soneca’ do celular.