Prazo para inscrições e data da prova objetiva do PSS são prorrogados

A data final para a realização das inscrições era de ontem (7), até quando mais de 65 mil candidatos fizeram a inscrição

A data final para o encerramento das inscrições para o Processo Seletivo Simplificado (PSS) de professores e pedagogos rede estadual de ensino era até ontem (7), porém foi prorrogada para o dia 22 de julho, até as 16 horas. Até ontem mais de 65 mil candidatos realizaram a inscrição.

O mesmo aconteceu com a data da realização da prova objetiva, que foi mudada para o dia 25 de setembro e será aplicada ao mesmo tempo em todos os municípios-sede de cada um dos 32 Núcleos Regionais de Educação. A parte do dia 19 de setembro estarão disponíveis a consulta dos locais da prova.

O pagamento da taxa de inscrição deve ser feito até as 20 horas do dia 23 de julho. Os valores da taxa são R$ 40 para aqueles que fizerem apenas uma inscrição e R$ 60 para os que fizerem duas. O candidato deve fazer a sua inscrição pelo site www.institutoconsulplan.org.br.

Podem se inscrever para atuar em aulas de programação, os candidatos que são acadêmicos em Análise de Sistemas, Engenharia da Computação, Ciências da Computação, Tecnologia da Informação, Sistemas de Informação, entre os demais cursos da área. A única exigência para as aulas de programação, diferente de outras disciplinas, é ter feito pelo menos 25% da graduação, sem precisar da licenciatura para dar as aulas.

Vagas

O PSS possibilita a contração de professores e pedagogos temporários para atuar nas escolas da rede estadual, no ano letivo de 2023, com contratos que podem ser renovados por mais um ano. As vagas na Educação Básica são para as disciplinas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e da Educação Profissional, compreendendo as áreas de agroindústria até programação, enfermagem, nutrição, logística, administração. Os detalhes do PSS e os requisitos para a participação estão no edital, no site www.educacao.pr.gov.br/PSS.

Inscrições e convocação

Realizado pelo Instituto Consulplan, a inscrição do PSS possuirá duas categorias: Educação Básica e Educação Profissional, que serão escolhidas pelo candidato, que também podem fazer duas inscrições na mesma categoria. Outra possibilidade será a inscrição em só um Núcleo Regional de Educação (NRE), tendo opção para a escolha de até dois municípios do núcleo, ou área, no caso da  Educação Profissional.

Na convocação, se não houver mais candidatos classificados nas lita de um município e ainda ter vaga, o NRE pode usar a ordem de classificação geral do núcleo sem contar a localidade de inscrição. Se não houver mais candidatos classificados na lista, o núcleo pode usar a ordem de classificação geral do Estado.

Seleção

Os candidatos serão selecionados através da prova objetiva, prova de títulos, prova prática e tempo de serviço. As vagas ofertadas compreendem até 40 horas semanais para professor e 20 ou 40 horas semanais destinadas para professor pedagogo.

A prova prática compõe duas etapas: criação de um plano de aula, que tem a ver com o componente curricular escolhido na inscrição e um vídeo de 8 a 10 minutos, mostrando o plano de aula na prática, por meio de uma simulação com estudantes em sala de aula.

Para aqueles que vão fazer inscrição para pedagogo ou para professor de educação especial é necessário fazer um plano de ação ou um plano de atendimento especializado, em vez de um plano de aula.

O resultado final da seleção via ser divulgado em novembro.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades

 |   |   |   | 

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail