Responsivo

Quais alimentos plantar em sua primeira horta caseira

Para ter sucesso nessa empreitada é importante manter as plantas sempre irrigadas e bem iluminadas

Ter uma horta em casa além de trazer benefícios para a saúde, ajuda na estética de seu jardim, mas existem alimentos específicos que são perfeitos para sua horta caseira, dependendo do seu espaço, raízes como batata e cenoura cabem perfeitamente, mas se você mora em apartamento ou tem um espaço reduzido, temperos como manjericão e orégano são ótimos.

Alface

Entre as hortaliças, com certeza a alface é uma das mais conhecidas e seu plantio não é muito difícil, a única ressalva é na sua irrigação que tem que ser feito com frequência. O plantio indicado é feito com muda, pois diretamente da semente é difícil de germinar no solo

Couve

A couve é uma das hortaliças mais fáceis de se plantar, porém ela se dá melhor em espaços maiores, pois suas folhas podem chegar a 1 metro. É importante mantê-la em contato direto com a luz do sol, e também sempre irrigando.

Brócolis

Ao contrário da couve, o brócolis não precisa de um espaço tão grande, cabendo perfeitamente em hortas caseiras ou até de apartamentos. O mais indicado é iniciar seu plantio em época de frio, porém ele pode se desenvolver em qualquer época do ano. O brócolis requer muita matéria orgânica para podem se desenvolver, sendo possível sua colheita após 60 dias dependendo da espécie.

Repolho

O espaço de plantio afeta diretamente o resultado final da planta, pois se for uma área mais reduzida, cada cabeça vai sair menor, e em espaços maiores vão de desenvolver cabeças maiores e mais bonitas. Luz direta é fundamental. De dois a quatro meses, após o plantio, já está excelente para a colheita.

Abobrinha

Um solo extremamente rico em nutrientes, é essencial para o plantio da abobrinha, por se desenvolver melhor em épocas de calor, é indicado o início de seu o plantio na primavera. As sementes devem ser semeadas diretamente no substrato, e quando a muda estiver com pelo menos 3 folhas, pode ser feita a transferência para a horta definitiva.

Tomate cereja

O tomate cereja é a opção mais fácil para quem não teve nenhuma experiência com horta caseira, pois o seu plantio e cuidados são os mais simples, as sementes podem ser plantadas diretamente na terra. Seu tamanho pode variar de 30 a 60 centímetros. Uma importante dica é colocar um cabo de vassoura ou uma vara de bambu, ao lado da muda, para que ela possa crescer e se escorar e não envergar para não e perder seus frutos.