Ciclo do Bem: Rotaract desenvolve projeto para combater a pobreza menstrual em Laranjeiras

O objetivo, conforme a presidente Luiza Stunder, é disponibilizar mensalmente absorventes para mulheres e meninas que não possuem condições de adquiri-los

Aproveitando março, mês de importância para a luta feminina, o Rotaract, em parceria com a família Rotária (Interact + Rotary), desenvolveu um projeto em prol da saúde feminina, o “Ciclo do Bem”  arrecadando absorventes para mulheres em situação de vulnerabilidade.
Em entrevista ao Correio do Povo, a presidente do Rotaract Luiza Stunder, fala sobre os objetivos do projeto. “O assunto é pouco debatido devido a menstruação ser uma espécie de tabu, ainda que pelo menos, metade da população menstrue”.

Objetivo
O objetivo, conforme Luiza, é disponibilizar mensalmente absorventes para mulheres e meninas que não possuem condição de adquiri-los. “Isso será feito com o auxílio do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), que passará uma relação de mulheres que necessitam desse auxílio”.
Ela diz ainda, que com o Interact, a ideia é deixar caixas com absorvente nas escolas, para ajudar as meninas não só em situação de carência, mas que passam por apuros neste período.

Ideia
Luiza conta que a ideia surgiu após alguns integrantes do grupo mostrarem o movimento sendo feito em outras cidades. “Depois de ouvir relatos de mulheres que em seu período menstrual substituem o absorvente com jornal, pedaços de pano, papel higiênico e até mesmo folha de árvore por falta de condição, decidimos levar a ideia a frente”.  Em busca de mais dados sobre o assunto, a equipe do Rotaract realizou primeiramente uma reunião com o CRAS. “A evidência de mulheres em situação de vulnerabilidade na cidade é muito grande, e ainda não haviam nem um projeto voltado a elas”, conta a presidente.
Ao apresentar o projeto, o grupo obteve a parceria com a unidade e seguiu em busca de contatar a Associação Comercial e Empresarial de Laranjeiras do Sul (Acils), que conforme Luiza, foi acolhedora quanto ao projeto.
“Em conversa com o Interact e com o Rotary, que já visavam um projeto voltado a pobreza menstrual nas escolas, saímos em busca de farmácias e mercados que aceitassem receber os pontos de arrecadação”, afirma.

Expectativa

A presidente relata que o Rotaract espera levar dignidade às mulheres e meninas. “A sociedade precisa pautar discussões sobre a pobreza menstrual e ajudar as mulheres que não possuem itens básicos e necessários para esse período”.
Se for bem aceito e tiver engajamento, a ideia do grupo é ampliar o projeto. “No futuro, passaremos a fornecer absorventes em kits de itens que costumam ser necessários e úteis às mulheres que menstruam”, finaliza Luiza.

Pontos de arrecadação

Rádio Campo Aberto, Rádio Lider Sul, Supermercado Gava (saída), Supermercado Rede Lar (Matriz), Supermercado Ítalo, Supermercado Hamud, Sport Life Academia, Farmácia Poupa Lar, Farmácia Millenium, Farmácia Hiper Farma, Farmácia Nissei, Farmácia do Marquinho, Farmácia Santa Terezinha e Farmácia Real.

Na partida Operário x Marechal Futsal neste sábado (19), a equipe do projeto estará com um stand de arrecadação no Ginásio de esportes Laranjão.

A arrecadação pode ser feita através do Pix, na chave: 06960568000130, Rotary Club Laranjeiras do Sul.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades  Facebook |  Twitter |  YouTube |  Instagram. Também temos nosso grupo de notícias no  Whatsapp, todo dia atualizado com novas matérias.

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail