UFFS realiza ‘VII Semanagro’ e promove o ‘UFFS de Portas Abertas’

Evento acontece desde o dia 27 de junho com diversas palestras e minicursos voltadas a comunidade acadêmica

Está acontecendo essa semana no Campus de Laranjeiras do Sul, entre os dias 27 de junho e 1º de julho, a VII Semana Acadêmica de Agronomia (VII Semanagro) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). O objetivo do evento é capacitar a comunidade acadêmica e proporcionar a troca de informações e a vivência cultural.

O evento conta com palestras e minicursos, que abordarão temas escolhidos pelos discentes do curso, dentre eles: produção de grãos orgânicos, cânhamo, importância dos polinizadores, frutas nativas e agroflorestais, agrotóxicos e fertilizantes. As palestras serão realizadas por professores, pesquisadores, profissionais e extensionistas da área.

O evento busca promover a integração entre os docentes, discentes e técnicos vinculados ao curso de agronomia e outros cursos do campus e a interação com estudantes do ensino médio da região com a realização do evento UFFS de Portas Abertas.

UFFS de Portas Abertas

O evento de hoje (1º) está recepcionando professores e estudantes de instituições de ensino médio de Laranjeiras do Sul e região. O objetivo é despertar nos estudantes do ensino médio o interesse nos cursos ofertados na UFFS e demonstrar que ela oferece várias oportunidades para cursar uma graduação.

As atividades do UFFS de Portas Abertas foram realizadas no período da manhã e tarde. Serão disponibilizadas aos visitantes apresentações de extensão e cultura, de ensino, científicas e oficinas.

Para essa atividade, todos os cursos ofertados no Campus Laranjeiras estão envolvidos e irão realizar apresentações individuais dos cursos nas salas temáticas e apresentação de projetos de extensão e pesquisa desenvolvidos no Campus.

Os visitantes também poderão participar de diversas oficinas, entre elas: Criação de Pós-larva de Camarão de Água Doce; Genética; Biologia Celular; Edição Gênica da Agricultura; Adubação Verde em Sistemas de Plantio Direto; O Espetacular Mundo dos Insetos; Oficina de Astronomia – O Sistema Solar; Práticas Experimentais de Química e Física; Laboratório de Solos; Programação de Robôs, entre outras.

A professora e idealizadora do evento, Sílvia Romão, destaca que a VII Semana de Agronomia foi excelente e contou que foram várias palestras relacionadas a diferentes áreas de interesse do agrônomo, além de um dia de minicursos. Hoje será realizada pela manhã a apresentação do curso, assim como dos demais cursos do campus, para os alunos do ensino médio da região. “A adesão das escolas foi muito grande e tivemos um dia bastante proveitoso hoje. Para as escolas que não conseguirão participar deste evento, estamos agendando atividades individuais para o próximo semestre, além de programar uma nova edição do evento para a semana de ciência e tecnologia”.

Programação da VII Semanagro

27/06 – Segunda-feira (Auditório Bloco A)
8h – Abertura da semana acadêmica;
8h30 – Me formei, e agora? – Egressos do curso;
13h30 – Manejo e Rentabilidade de Sistemas de Produção de Grãos Orgânicos – Dr. Maicon Reginatto;
15h20 – Cânhamo, uma nova cultura agrícola para o Brasil – Dr. Sergio Barbosa Ferreira Rocha.

28/06 Terça-feira (Auditório Bloco A)
8h30 – A importância dos polinizadores nos sistemas agrícolas e agroflorestais – Lurdes Mundstock;
10h20 – A cadeia de frutas nativas e agroflorestais – Prof. Américo Wagner Júnior/ Prof. Luciano Lucchetta;
13h30 – Manejo de agrotóxicos – Dr. João Carlos Gonçalves;
15h20 – Manejo Integrado de pragas para a cultura de milho – Dr. Orcial Ceolin Bortolotto.

29/06 Quarta-feira
– Produção de alimento volumoso para produção de bovinocultura de leite – Eng. Jaison Reis, Eng. Milena Ap. Ferrari e Eng. Thiago Ruppenthal Bobato;
– Minicurso de destilado – Dr. Paulo Henrique Mayer;
– Produção de cerveja – Edemilson Kleinert;
– Regular maquinário – Márcio Dulnik;
– Meliponicultura – Edimar Tenutti e Diogo J. Siqueira;
– Desenvolvimento de ferramentas para gestão de projeto e processo – Dr. Edilson Máximo;
– Planejamento e uso de insumos na agricultura orgânica – Eng. Leonardo P. Xavier;
– Produção de geleias de frutas nativas – Pedro D. dos Santos.

30/06 Quinta-feira (Auditório Bloco A)
8h30 – Princípios básicos e tipos de fertilizantes minerais – Lucas Cieslik;
10h20 – Agricultura orgânica em larga escala – Eng. Agrônomo Christiano Bozza;
13h30 – Nutrição animal – Médico Veterinário Marcos Fagundes;
15h20 – CREA JR – Thyago Giroldo Nalim.

01/07 Sexta-feira (Bloco A e Área Experimental)
Apresentação de ações do Campus Laranjeiras do Sul – Modalidades: Científica, Extensão e Cultura, Ensino, oficinas, Dia de Campo.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades

 |   |   |   | 

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail