Paraná facilita e agiliza a abertura de empresas

Hoje, o tempo médio que o paranaense leva é de um dia e 10 horas, um dos melhores tempos do país

Avanços do Programa Descomplica Paraná, coordenado pela Casa Civil, reduziram a burocracia para a abertura e fechamento de empresas. O estado conta hoje com legislação mais moderna, regulamentos mais simples e claros para liberação dos licenciamentos.

O governo trabalha agora na regulamentação da Lei de Liberdade Econômica e na expansão do programa Descomplica para os municípios.

Facilidade na abertura

A previsão é que, a partir deste mês de janeiro, quem quiser abrir uma empresa no Paraná não precisará mais entrar em vários sistemas para o registro, com a implantação do balcão único. Todo o processo será realizado através da plataforma empresa fácil.

Este é um dos avanços do programa Descomplica Paraná, o carro-chefe das ações de desburocratização promovidas pelo governo.

Com o sistema balcão único, previsto para entrar em operação nas próximas semanas, vai ser mais rápido e fácil registrar uma empresa. A integração com a Receita Federal, para a geração do documento básico de entrada (DBE), visando à obtenção do CNPJ, será automática.

“É mais um passo que estamos dando em direção à desburocratização e se soma a diversas outras iniciativas já implantadas para melhorar o ambiente de negócios no Estado”, avalia o chefe da Casa Civil, Guto Silva.

Descomplica

Lançado em 2019, o Programa Descomplica Paraná é coordenado pela Casa Civil e conta com um comitê formado por entidades representativas do setor produtivo e de todos os órgãos licenciadores do Estado, além da Junta Comercial do Paraná (Jucepar).

Uma das primeiras conquistas do Descomplica foi acelerar o processo de criação e baixa de empresas. Em 2019, a Jucepar reduziu o tempo médio do trâmite para abertura de empresas de cinco para dois dias. Com isso, zerou a fila de 4 mil empresas esperando para abrir seus negócios.

Hoje, o tempo médio que o paranaense leva para abrir uma empresa no Estado é de 1 dia e 10 horas, um dos melhores tempos do País. A média nacional é de 2 dias e 7 horas.

Em 2021, foram abertas cerca de 268.400 empresas, sendo a maioria Micro e Pequenas MEIs (74,8%). O número de pedidos para a abertura de algum empreendimento no Paraná está entre os três mais volumosos do Brasil, perdendo apenas para São Paulo e Minas Gerais.

Quer ficar por dentro das novidades? Então nos acompanhe pelo Facebook | Twitter | YouTube | Instagram. Também temos nosso grupo de notícias no Whatsapp, todo dia atualizado com novas matérias.

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail