Pinhão trabalha para preservação e conservação de suas reservas ambientais

Com recurso do governo do Estado a cidade vai estruturar as áreas para receber a população

Em 2021 o município de Pinhão adquiriu três novas áreas de preservação ambiental, que serão financiadas por um recurso do Estado que remunera os municípios que mantêm uma política de preservação ambiental. A preservação dessas áreas e a intitulação como Unidades de Conservação (UC) garante o recebimento de um recurso chamado ICMS Ecológico, sendo parte deste recurso destinado a Saúde e a Educação, e outra parte será investida na estruturação dessas áreas de preservação.

Parques e Reservas

O Parque Natural Municipal Antônio Gugelmin foi criado com o intuito de receber a população em geral, mas principalmente exercer ações de educação ambiental com os alunos no município. Além disso, os moradores poderão desfrutar e realizar atividades envolvendo ecoturismo, com trilhas e informações que trarão a importância da preservação da natureza.

Em Pinhão também há a Estação Ecológica Municipal Giuseppe Gugelmin assim como a Reserva Biológica, as quais não permitem a visitação do público, visto que seu objetivo é a plena preservação das características naturais do ambiente, sendo permitidas visitações apenas para fins de pesquisa científica ou de educação ambiental, também de acordo com o plano de manejo da UC.

Importância da Conservação

“A conservação destas áreas é de grande importância para manter preservadas as espécies de fauna e flora nativas da região, pois sem o contato com os seres humanos, os animais conseguem viver em harmonia e em um ambiente equilibrado.Com o recurso do ICMS ecológico, essas áreas estarão cada vez mais estruturadas com capacidade de proteção das áreas de preservação integral, e com uma estrutura de qualidade para receber visitantes no Parque Municipal, que logo, poderá começar a ter a presença dos munícipes”, finaliza o secretaria de Meio Ambiente, Urbanismo e Habitação. 

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades  Facebook |  Twitter |  YouTube |  Instagram. Também temos nosso grupo de notícias no  Whatsapp, todo dia atualizado com novas matérias.

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail