Porto Barreiro: implantação do curso interdisciplinar está em fase de conclusão

A secretária de Educação e Esportes, Matilde Palinski, explica que esta parceria é uma oportunidade inédita para cidade

As obras do espaço para implantação do curso interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Sociais e Humanas Licenciatura, em Porto Barreiro, estão em fase de conclusão. Este curso será ofertado por um acordo de cooperação entre a secretaria de Educação e a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

Reformas no prédio

Matilde Palinski, secretária de Educação e Esportes da cidade, explica como está o andamento da implantação. “O prédio estava abandonado há anos e por esse motivo, foi criada uma força tarefa, para a limpeza do mato que crescia na parte externa e interna”.
Vândalos arrombaram e destruíram as portas, e roubaram móveis e equipamentos que estavam guardados no prédio, diz a secretária. “Agora na fase final da reforma, as portas já foram recolocadas, os portões chumbados e as luzes funcionando, os encanamentos ligados e a água religada, e a cobertura também passou por reforma evitando goteiras”, ressalta.

Ampliação da oferta

A secretaria tem planos de ampliar a oferta de cursos, e segundo ela o município possui duas reservas ambientais que podem ser utilizadas para futuros cursos. “As reservas podem ser utilizadas para a preservação da vida ambiental e para pesquisa. Existem muitas oportunidades e possibilidades para as áreas de biologia e agroecologia”, explica.

Oportunidade inédita

Essa parceria criou uma oportunidade inédita em Porto Barreiro, afirma Matilde.
“A importância vai além das fronteiras de nosso município e até mesmo de nosso país. Teremos, estudantes porto barreirenses e de municípios vizinhos, além de alunos de outros estados e até mesmo de outras nacionalidades nas turmas. Isso mostra o quanto a prefeitura está engajada em melhorar cada dia mais a educação em nosso município”.
Com o mínimo de investimento haverá benefícios para os estudantes como a oferta local do curso, e alunos de outras cidades, que colaboram com a movimentação econômica e ampliam os horizontes da educação local, conclui a secretária.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades  Facebook |  Twitter |  YouTube |  Instagram. Também temos nosso grupo de notícias no  Whatsapp, todo dia atualizado com novas matérias.

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail