Retrospectiva: o que foi notícia na Cantu em 2021

Da lotação das UTIS, 100 dias de governos municipais, à criação da UFI, tivemos um ano de muitos acontecimentos para nossa região

O ano de 2021 está chegando ao fim, e com ele tivemos muitos fatos que marcaram Laranjeiras e região. Nessa retrospectiva vamos abordar os mais importantes e as notícias que se destacaram neste ano. Confira.

JANEIRO

Lotação da UTI

Com a pandemia de Covid-19 em alta, o Paraná sofreu com a falta de leitos de UTI, e Laranjeiras do Sul e região tiveram 100% de ocupação. O desafogamento do sistema de saúde só foi possível com o anúncio oficial do início da vacinação no país.

FEVEREIRO

Estudante de Virmond desenvolve tecnologia

Wesley Klak, virmondense de 24 anos, também foi destaque no desenvolvimento de um aparelho que facilita a vida de quem trabalha com silagem. A tecnologia desenvolvida possibilita que os agricultores dispensem um operador para o tubo de descarga durante a preparação.

MARÇO

Rubrão na elite

O Operário iniciou a sua caminhada na Série Ouro do Campeonato Paranaense de Futsal, sendo a primeira vez que um time de Laranjeiras integra a principal categoria da modalidade no estado.

Vacinação

A vacinação é retomada em Laranjeiras e região para a terceira idade, e aos poucos a população começa a ser imunizada, gerando a diminuição de casos.

Descanse em paz, Padre Aleixo

A luta do padre Aleixo contra o câncer e seu óbito comoveu a população de Laranjeiras, que tinha nele uma pessoa caridosa e humana.

ABRIL

100 dias de governo

Comemorou-se 100 dias de governo dos prefeitos da gestão 2021/2024. Na Cantu, os mandatários de Candói, Virmond, Porto Barreiro e Diamante do Sul fizeram um panorama dos feitos alcançados:

-Candói: economia de R$ 1,5 milhões aos cofres públicos

-Porto Barreiro: estradas rurais foram prioridade nos primeiros 100 dias

-Diamante do Sul: eestão engajada em parcerias para beneficiar a população

-Virmond: é parceiro de empresas que investem na geração de empregos.

Ci Carvalho na Globo

Maria Aparecida Carvalho Vaz (Ci Carvalho), professora e chef de cozinha baiana radicada em Laranjeiras participa do Programa Encontro da TV Globo. Ela contou de sua trajetória enquanto comerciante, que começou com a simples venda de pães de mel para alunos e que tomou corpo, até virar um negócio independente.

MAIO

Banda de Candói

A Banda Municipal de Talentos da Terra de Candói destaca-se no 1° Festival Online de Bandas e Fanfarras com a música “Hallelujah” de Leonard Cohen.

Covid-19

Novos decretos municipais são anunciados pela prefeitura de Laranjeiras para conter a Covid-19 e a deputada Cristina Silvestri disponibiliza 34 novos leitos de UTI na região, porém a situação ainda é caótica.

Laranjeiras ganha uma unidade de UTI móvel, que atenderá os seis municípios da Assiscop: Laranjeiras, Rio Bonito do Iguaçu, Porto Barreiro, Nova Laranjeiras, Virmond e Marquinho.

Meninas do Rubrão

Na série prata feminina do futsal, o Operário estreou contra o Toledo no Laranjão, com vitória de 5×2.

JUNHO

Campo Forte

Candói lança o projeto “Programa Campo Forte: Candói desenvolvido”, projeto que custeou 500 alqueires de milho para pequenos agricultores.

Vacinação avança

A vacinação em Laranjeiras atinge 16 mil pessoas. Neste mês houve a flexibilização do funcionamento do comércio no fim de semana, respeitando as normas de segurança contra a Covid-19.

Foz do Jordão

Em Foz do Jordão a Escola Padre Emílio inicia projeto “Alimento Saudável”, através de uma horta escolar com objetivo de fazer as crianças participarem de cada etapa, do plantio, manutenção até a colheita.

JULHO

Ensino presencial

Após consulta pública, 60% dos pais autorizaram o retorno das aulas presenciais para alunos do 1°ao 5° ano do Ensino Fundamental em Laranjeiras do Sul.

Laranjeirense no cinema

Tales Melati, músico de Laranjeiras, é protagonista de curta-metragem. Nascido no Rio Grande do Sul, mas considerado laranjeirense, ele estrelou “O Gaiteiro que desceu da Caravela”, dirigido pelo cineasta espanhol, Juan Quintáns.

AGOSTO

Adeus, Xaverianos

Depois de 60 anos os padres missionários da Congregação Xaveriana anunciam que deixarão o município a pedido do bispo diocesano Dom Amilton Manoel da Silva.

Pedala Paraná

Laranjeiras foi integrada ao programa Pedala Paraná. A cidade terá uma trilha de 25 quilômetros credenciada, visando fomentar o esporte e o turismo e movimentar a economia local.

Virmond em Moscou

O virmondense Lucas Bartoszik se tornou um dos primeiros brasileiros da história aceitos pelo Instituto de Física e Tecnologia de Moscou. Ainda na Rússia, Lucas e sua equipe, representando o Brasil, ganharam a medalha de ouro na Olimpíada Internacional de Economia. Hoje ele incentiva alunos de todo o país.

SETEMBRO

Black Heart

O grupo laranjeirense Black Heart, foi destaque em todas as categorias da 4ª edição do “Quebrando Fronteiras”, evento de batalha de break dance. Rubyane Maurício foi a número 1 da batalha de Open Style

OUTUBRO

Muay Thai laranjeirense

Fabio Alves Ribeiro, de Laranjeiras do Sul, é convocado para o Campeonato Mundial de Muay Thai. Ele aprendeu as principais bases da arte marcial através de projetos sociais.

Melhor cidade

Laranjeiras vence o prêmio Band Cidades como melhor cidade paranaense no quesito saúde e bem-estar.

Pinhão na Samsung

As meninas do “Inova Girls” de Pinhão, Odaiana Keuri Jocoski, Pâmela Raissa Cordeiro e Roberta Oliveira Serápio, desenvolvem projeto de robótica para a Samsung.

NOVEMBRO

Ganhando o Mundo

A aluna Rafaela Vitória Cacilho, da Escola Estadual Laranjeiras, se classificou na posição 24, e complementará a formação acadêmica em instituições de ensino estrangeiras na Nova Zelândia.

Gralha da Canção

O prefeito de Quedas do Iguaçu, Elcio Jaime, prestigiou a 17° edição do evento Gralha da Canção, que aconteceu nos dias 04, 05 e 06 de novembro.

Fim do pedágio

Contratos de concessão do pedágio encerram-se este mês no Paraná, e o governador Ratinho Junior confirma a abertura das cancelas.

DEZEMBRO

Operário campeão da Liga Paraná

Operário se consagra na Liga Paraná e fatura o quarto título diante do Marreco.

UFFS pode virar UFI

Deputado Filipe Barros, propõe transformar a UFFS em Universidade Federal do Iguaçu (UFI). Como universidade federal paranaense com reitoria em Laranjeiras, a UFI deixaria de depender da sede em Chapecó.

Fogo em mata nativa

Incêndio descontrolado em reserva ambiental em Quedas do Iguaçu, coloca em risco a população.

Quer ficar por dentro das novidades? Então nos acompanhe pelo Facebook | Twitter | YouTube | Instagram. Também temos nosso grupo de notícias no Whatsapp, todo dia atualizado com novas matérias.

Fique por dentro de todas

Se inscreva e receba as melhores notícias do Correio do Povo direto no seu e-mail